Estão abertas as matrículas para escolas de tempo integral em Goiás


As matrículas para as escolas de tempo integral, chamadas de Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), iniciaram na última segunda-feira (8). No total, serão oferecidas 40 mil vagas para o ano letivo de 2022. As matrículas vão até 12 de novembro para veteranos renovarem, e para novos estudantes, o período segue até 8 de dezembro.

Todas as matrículas para as escolas de tempo integral deverão ser realizadas presencialmente na unidade escolar. A partir deste ano, o sistema de matrículas on-line será exclusivo para as escolas de tempo regular.

Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação, explica que essa medida tem o objetivo de sensibilizar os pais e/ou responsáveis, que terão a oportunidade de conhecer melhor a estrutura física dos Cepis e sua proposta pedagógica visitando a unidade.

O total de vagas serão distribuídas em 269 escolas de tempo integral. Destes, 105 são novos Cepis, que funcionavam antes em período parcial e vão ampliar sua carga horária no início de 2022.

A conversão de escolas regulares em Cepis e a expansão do número de escolas de tempo integral atendem aos planos Nacional e Estadual de Educação. Esses planos estabelecem a meta de, até 2024, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.

O resultado disso é que as escolas de tempo integral tiveram uma pontuação 63% maior do que as escolas regulares, é o que aponta Um estudo do Instituto Sonho Grande e Instituto Natural baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da Educação no país.

Ainda de acordo com o estudo, os alunos das escolas de tempo integral também obtiveram melhor desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática nas provas do Ideb.

Metodologia de ensino dos Cepi

O objetivo do Cepi é o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões (intelectual, física, emocional, cultural e social). A jornada escolar é de 7 ou 9 horas por dia, preenchidas com aulas e atividades práticas, como experimentos em laboratório, projetos científicos e clubes juvenis.

Os Cepis seguem metodologias e disciplinas diferentes das escolas regulares. Além das matérias obrigatórias, como Língua Portuguesa, Matemática e Química, os estudantes podem ter aulas de empreendedorismo, robótica, culinária, games e outros temas. Essas matérias optativas, chamadas de eletivas, são escolhidas pelos alunos no início do ano, de acordo com seus interesses e afinidades.

A escola de tempo integral de ensino médio também possui uma matéria específica para o autoconhecimento e planejamento para o futuro: o Projeto de Vida.

#REDEPLAN •| Aconteceu, virou notícia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s