#VocêSabia?: IGREJA CONSTRUÍDA POR PORTUGUESES EM PLANALTINA-GO EM 1963 | RP

Erguida na Lagoa Formosa, em Planaltina-GO, a igreja no alto da serra é o único resquício do que seria uma vila dos portugueses expulsos de Goa, na Índia.

A capela é uma cópia perfeita da igreja de Santa Catarina de Alexandria, construída há 500 anos na Índia.

Estava tudo lá, numa reportagem do jornal “O Globo”, que cobriu a inauguração em dezembro de 1963. Foi construída por portugueses expulsos de Goa, na Índia. Eles pretendiam fundar ao redor da praça paroquial uma cidade para 5 mil habitantes no local em Planaltina Goiás, mas desistiram e voltaram pra Europa. E a igrejinha – se perdeu no tempo.

Abandonada no alto de um morro às margens da Lagoa Formosa, em Planaltina de Goiás, uma imponente igrejinha guarda laços que unem o Brasil à Índia. Há cerca de 57 anos, o local foi escolhido para receber os portugueses expulsos de Goa, cidade indiana colonizada pelos lusitanos.

O projeto era minucioso. Para atenuar a saudade, a vila, planejada para abrigar 5 mil goenses, seria uma réplica em miniatura da cidade que fica do outro lado do oceano. No entanto, só a pequena capela saiu do papel. Os planos de fundar, no coração do Brasil, o povoado de Nova Goa foram abandonados pelos portugueses. Sozinha, a igreja continua de pé no meio do cerrado. Recentemente, o local foi redescoberto e ganhou a atenção dos fiéis e do pároco da região.

A moradora Marlene foi a guardiã da placa que anunciava a santa padroeira do local: Santa Catharina (com a letra h, na grafia lusitana). “Foi há cerca de 25 anos. O caseiro era encantado com a igrejinha e sempre ia lá de bicicleta. Um dia, voltou com a placa me pedindo para guardar. Tinha a encontrado no chão”.

Hoje o local é procurado por visitantes para fazer suas rezas ou também para ensaios fotográficos. Ela foi reformada pela igreja católica e está sob os cuidados da mesma.


REDEPLAN • O seu canal de notícias.


.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s