O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra Zenilton Neres da Costa e Ingrith Matias Gomes, por supostas irregularidades cometidas durante o processo eleitoral municipal de 2024, em Planaltina-GO.
De acordo com o MPE, Ingrith — então presidente do partido Podemos e candidata à prefeitura — teria realizado uma reunião com candidatos da legenda para anunciar sua desistência da disputa e declarar apoio a Zenilton, que concorria pelo PSDB.
Durante esse encontro, segundo o órgão, foram oferecidos cargos na administração pública e secretarias municipais aos candidatos do Podemos, como forma de incentivo para que passassem a apoiar Zenilton.
As acusações têm como base gravações de áudio realizadas por participantes da reunião, além de depoimentos de testemunhas que confirmaram a proposta de troca de apoio político por cargos futuros.
Para o Ministério Público, a prática configura abuso de poder econômico, com potencial de desequilibrar o pleito e interferir na vontade do eleitor. Diante disso, o órgão pediu à Justiça Eleitoral a decretação da inelegibilidade de Zenilton e Ingrith por oito anos.
O caso está em tramitação na 44ª Zona Eleitoral de Planaltina-GO e aguarda decisão judicial.
📌 Acompanhe o desdobramento desse e de outros casos na Rede Plan.