Na última sesta sexta-feira (17) Planaltina-GO ficou em alerta após o anúncio de uma paciente internada e em isolamento no Hospital Municipal Santa Rita de Cássia – HMSRC com suspeita grave de coronavírus. (Exame de contraprova da paciente deu positivo e ela está com coronavírus)
Trata-se de uma paciente que deu entrada com insuficiência respiratória e em estado complicado no hospital. Devido o esposo da paciente ter tido contato com um colega de trabalho e sido afastado do trabalho por suspeita de coronavírus, onde ele ficou doente por alguns dias e logo depois de alguns dias ela também ter começado a apresentar sintomas, e a progressão do problema foi só piorando, a suspeita dos médicos foi para covid-19.
O Dr° Daniel Matos, diretor do Hospital Santa Rita de Cássia, disse que devido o estado grave da paciente, onde os pulmões estavam parando, a suspeita de Covid-19 era forte, e ela precisou ficar entubada e em isolamento no hospital. Os pulmões da paciente chegaram a parar, e a suspeita estava entre H1N1, Coronavírus e pneumunia, mas a confirmação só poderia ser feita após o exame para coronavírus, na qual o município não tinha até semana passada.Foi feito uma coleta e enviado ao Lacen-GO.
Mais tarde, após o município ter conseguido uma doação de kits de testes rápido, logo foi feito um teste com a paciente, que deu por sinal deu negativo para coronavírus, porém, neste domingo (19) o exame da contraprova feita pelo Lacen-GO deu positivo, confirmando então o primeiro caso de coronavírus em Planaltina Goiás.
A paciente em estado grave foi encaminhada para uma UTI em Goiânia onde segue internada. A vigilância epidemiológica agora realiza o mapeamento das pessoas que podem ter tido contato com a paciente, para que fiquem em isolamento.
REDE PLAN • O seu canal de notícias.