Goiás planeja reativar antiga estrada de ferro como atração turística | RP

Enquanto o Governo do Distrito Federal fala em retomar o transporte de passageiros no trecho da estrada de ferro entre Brasília e Valparaíso (GO), por meio de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o Governo de Goiás anuncia a volta das viagens na antiga Estrada de Ferro Goiás, com trens turísticos. Diferentemente da ideia brasiliense, o projeto goiano conta com estações e uma composição preservadas. Mas também falta um estudo para apontar custos, benefícios e obstáculos.
O projeto do primeiro trem turístico de Goiás prevê um ônibus aberto, com opção de city tour com passeios por Goiânia até a estação de Senador Canedo, a 28 km da capital do estado. O primeiro trecho do trem iria de Senador Canedo a Bonfinópolis. Os trechos variam, em média, de 30km a 50 km. Sete das 14 estações (confira mapa) que podem integrar o roteiro foram restauradas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Algumas servem como pontos de venda de artesanato.
A Ferrovia Centro-Atlântica, concessionária que administra a antiga Estrada de Ferro Centro-Oeste com transporte de carga, ofereceu uma locomotiva para fins turísticos. O Ministério do Turismo, o Governo de Goiás, o Iphan, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e representantes de 14 municípios goianos discutem o projeto. Os trechos que serão atendidos pelo trem turístico e a periodicidade das viagens serão definidos pelo estudo de viabilidade técnica e econômica, que deve ser concluído em novembro.


REDE PLAN aconteceu, virou notícia.


Correio Braziliense

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s