Disputa em Planaltina deve ficar polarizada entre Reis, Delegado Cristiomário e um candidato do Pros | RP

Planaltina Goiás tem 54.361 eleitores cadastrados até na última eleição. Um colégio eleitoral nada modesto e que tem a atenção de todos os partidos. Por conta deste status, as principais siglas partidárias correm em busca de nomes competitivos para consolidar sua força em 2022.

É nessa hora que aparecem os chamados ‘pré-candidatos de ocasião’. Os nomes que realmente podem vir a disputar a cadeira de prefeito hoje, concentrado em três grupos: o do prefeito Eles Reis (PTC), Delegado Cristiomário (PSL) e um indicado pelo presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior. Além de ser o principal eleitor de Planaltina, Júnior do Pros como é conhecido, é um forte financiador de campanha.

Em função do controle da máquina pública não pode ser descartada a candidatura à reeleição do atual prefeito, Eles Reis (PTC). Mesmo com sua gestão sendo considerada fraca e sem nenhuma criatividade, Reis tem um grupo de apoio que vai lutar muito para permanecer com o poder municipal sob controle.

Prefeito Eles Reis busca a reeleição mesmo com desgaste por conta de sua gestão pouco criativa

Prefeito Eles Reis busca a reeleição mesmo com desgaste por conta de sua gestão pouco criativa

Eleito numa segunda eleição após a cassação do mandato do ex-prefeito Dr. David Lima (PSDB), a gestão de Reis está enfraquecida devido a péssima prestação de serviços municipal como ruas esburacadas, saúde em frangalhos etc. Com uma comunicação provinciana e sem criatividade, o desgaste tende a aumentar, comprometendo as chances de reeleição do prefeito.

Somado a estes obstáculos, Reis teve as contas de 2015 e 2016 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Por conta dessa rejeição, pesa sob sua cabeça a possibilidade da Câmara de Vereadores cassar seu mandato ou deixá-lo fora da disputa. Se isso ocorrer, quem já se movimenta para ocupar o lugar de Reis é o vice-prefeito, João Neto (PR), mas ele não tem o mesmo carisma de Eles Reis. João Neto conta com alianças na câmara de vereadores e em algumas secretarias do governo municipal.

Hoje o prefeito conta com o PDT, PR e seu partido o PTC, mas como ele não atingiu a cláusula de barreira, deve migrar para outra sigla. Reis tem outras preocupações de ordem jurídica como a acusação de desvios de recursos da previdência.

O Pros está com dificuldades para encontrar nome competitivo e deve bancar o presidente da Câmara de Vereadores, Carlim Imperador ou a ex-vice-prefeita Pastora Cida

O Pros está com dificuldades para encontrar nome competitivo e deve bancar o presidente da Câmara de Vereadores, Carlim Imperador ou a ex-vice-prefeita Pastora Cida

Outra corrente política com força econômica é o Pros que fará tudo para reconquistar a prefeitura. O revés sofrido com a cassação do mandato do ex-prefeito David Lima – eleito pelo Pros e depois filiado ao PSDB -, deixou sequelas no grupo. Mesmo com uma mega estrutura econômica, o Pros padece por não ter um nome realmente competitivo e com densidade eleitoral como o de Cristiomário e Eles Reis. Quem pode surgir como alternativa no Pros são os vereadores Carlos Lopes Ribeiro [Carlim Imperador] e Carlinhos do Egito (DC).

A maior expectativa mesmo é sobre o Delegado Cristiomário Medeiros (PSL). Ele disputa pela segunda vez a Prefeitura de Planaltina, com uma diferença: conta com a força do colega de profissão, deputado federal Delegado Waldir, um dos aliados próximo ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Somado a esta força política, Waldir aposta suas fichas em Cristiomário.

Experiente, carismático, professor de Direito Constitucional e um radical defensor da inclusão social por meio da educação, Cristiomário acredita as desigualdades sociais só diminuir se o poder público investir bem na qualificação do ensino básico e médio, “só assim teremos jovens universitários compromissados com o país”. Acrescenta que “sempre digo em minhas reuniões, principalmente com pessoas carentes de serviços públicos básicos como saúde, educação e segurança, que entendo suas aflições pois sou de origem humilde, simples, lutador como elas, mas foi por meio de esforço e dedicação aos estudos que conquistei um espaço melhor”, resumiu ele.

Como delegado, Cristiomário sabe separar o cidadão de bem, trabalhador e honesto daqueles que afligem a sociedade. Este desafio entre o dever de ofício as distorções sociais, faz de Cristiomário um político singular. Avesso a ostentação caipira, Cristiomário ama o simples e as pessoas reais. Mas não esconde o orgulho que tem dos quase 14 mil votos obtidos na última eleição para deputado estadual, já no PSL. Para ele, este é o resultado da proximidade com os problemas enfrentados pela população. “Sou delegado de Polícia de Goiás, mas antes de tudo, sou cidadão, pai, irmão, amigo, um homem compromissado com o desenvolvimento econômico e social de Planaltina, Goiás e o Brasil. As pessoas reconhecem que estamos todos no mesmo barco”. Cristiomário dedica parte de seu tempo a projetos sociais em Planaltina, principalmente adolescentes conscientizando sobre os malefícios das drogas e o respeito às leis.

Sendo da base do governador, Cristiomário acredita que o Democratas deve apoiá-lo, mas também não descarta a possibilidade de uma aliança do partido governador Ronaldo Caiado com o Pros. “Seria ótimo ter o Democratas no meu grupo pois sou da base de Caiado e também do presidente Jair Bolsonaro. Ajuda muito ter os dois como referência eleitoral”.

Delegado Cristiomário é um atuante defensor do PSL na região, notadamente nos municípios Formosa, Água Fria, São João da Aliança, além de Planaltina. Ele trabalha para ampliar sua aliança com SD, PPS, Podemos e PSD. “Temos conversado muito com o Democratas e o PSC e acredito que vamos avançar bastante em busca de um consenso”.

Matéria: BlogGoiásDF

REDE PLAN aconteceu, virou notícia.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s