Ministério do Trabalho dá novo prazo para sacar abono salarial: 31 de dezembro.

Em cima da hora, o Ministério do Trabalho decidiu estender até 31 de dezembro o prazo para que trabalhadores do setor público e privado possam sacar o Abono Salarial do PIS/Pasep do exercício 2015/2016. O abono é de um salário mínimo (R$ 880).

O limite era até ontem (31), mas o adiamento foi adotado porque, segundo o ministério, quase 1 milhão de trabalhadores, ainda não havia resgatado o benefício.


Esta é a segunda prorrogação que o ministério faz. Inicialmente, o prazo para sacar o benefício terminaria em 30 de junho, mas foi estendido até esta quarta.


Caso o trabalhador não retire o dinheiro, os recursos voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e ele perde o direito ao abono.

  • Saiba mais sobre o abono:


O valor do abono salarial é de um salário mínimo (R$ 880). O recurso não sacado é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).


Quem tem direito? O benefício é pago aos trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês em 2014. É preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2014. Além disso, o patrão tem que ter informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho.


Como saber se tenho direito? Para saber se tem direito ao abono salarial, é possível consultar o site do ministério. Também é possível fazer a consulta pelos telefones 158, 0800-7260207 (Caixa) e 0800-7290001 (Banco do Brasil), ou nas agências bancárias. É necessário informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento. Servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil. Funcionários de empresas privadas recebem na Caixa Econômica Federal.


Qual o valor? Um salário mínimo.


O que acontece com o dinheiro não recebido? Os valores que não são sacados até o final do prazo vão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), um fundo vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego e responsável pelo pagamento do seguro-desemprego, por exemplo.


Onde sacar o dinheiro? O PIS (Programa de Integração Social) é para trabalhadores de empresas privadas e deve ser sacado na Caixa, enquanto o Pasep (Patrimônio do Servidor Público) é para servidores públicos, e deve ser sacado no Banco do Brasil.

Como sacar o abono


    Antes de sacar o abono salarial, confira se o valor não foi depositado diretamente na conta;

    Se não foi depositado, quem é funcionário de empresa privada deve ir a uma agência da Caixa, levando um documento de identidade;

    O trabalhador de empresa privada que tem o Cartão do Cidadão e uma senha cadastrada pode sacar o abono nos caixas eletrônicos da Caixa ou em uma lotérica;

    Quem é servidor público deve ir a uma agência do Banco do Brasil, levando um documento de identidade.

De: AoVivoDeBrasília

Anúncios