Novos ônibus para passageiros de Planaltina Goiás começam a rodar | RP

A empresa Amazônia Inter colocará 10 veículos novos à disposição da população, que se locomove entre a cidade do entorno e a capital federal

Reforço para o transporte público que atende Brasília e Entorno. Nesta segunda-feira, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) anunciou que mais dez veículos estarão disponíveis para a cobertura de linhas entre Planaltina Goiás e Brasília. A empresa Amazônia Inter é responsável pela concessão.

O serviço dos novos carros se dará nas linhas 1.001 — de Planaltina de Goiás à Rodoviária do Plano Piloto, via L2 Norte —,  1.070 — de Planaltina de Goiás ao Plano Piloto, via W3 Sul e Norte — e 1.071 — de Planaltina de Goiás ao Plano Piloto, via W3 Norte e Sul, incluindo o Setor Policial.

Os novos veículos, que contam com ar-condicionado, já tem três unidades operando a partir desta segunda-feira (14/2), com os demais sete carros em fase final de pintura, vistoria e cadastro.


As linhas, bem como os novos carros, estão incluídos no sistema de bilhetagem eletrônica, o mesmo vigente no Distrito Federal, e que conta com o uso do cartão de passagem. Também será possível realizar a integração com o metrô.


“A Semob fará outras melhorias no transporte das cidades do Entorno gradativamente” – Márcio Antônio de Jesus, subsecretário de Operações da Semob

Desses dez novos carros, três entram em operação nesta segunda-feira (14) e os outros sete estão em fase final de pintura, vistoria e cadastramento.

A novidade é uma das medidas que a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) está tomando para proporcionar melhorias aos passageiros do Entorno. A pasta assumiu a gestão do transporte semiurbano no ano passado, por conta do convênio de delegação de competência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o GDF.


“Após estudos, identificamos a necessidade de implantar essas melhorias para a população que utiliza ônibus em Planaltina de Goiás”, explica o subsecretário de Operações da Semob, Márcio Antônio de Jesus. “A Semob fará outras melhorias no transporte das cidades do Entorno gradativamente”. Os estudos elaborados pelos técnicos da secretaria embasarão licitação pública que será aberta pelo GDF.

Bilhetagem

Uma medida recente implantada pela Semob na operação do Entorno foi o sistema de cobrança das passagens por meio de cartão. Todos os ônibus das 396 linhas que atuam no transporte semiurbano de passageiros (linhas do Entorno) vão contar com essa tecnologia. Na Portaria nº 8/2022, publicada no último dia 10 pelo Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Semob determinou que as empresas instalem os equipamentos no prazo de 150 dias.



O Sistema de Bilhetagem Automática do Entorno, chamado de SBA Semiurbano, vai permitir o pagamento das viagens no serviço de transporte e, com o mesmo cartão, pagar as passagens no transporte público coletivo do DF, inclusive o metrô. O SBA Semiurbano permitirá, ainda, a integração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s