Se não chover até o fim do mês, Goiânia baterá recorde de estiagem dos últimos 50 anos | RP

Nesta terça-feira, 24, Goiânia chega à marca de 129 dias sem chuva, ou seja, faz pouco mais de quatro meses que a cidade está em período de estiagem. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a última precipitação foi registrada no dia 19 de maio.

Para o doutor em geografia e pesquisador na área de climatologia, Diego Tarley Ferreira Nascimento, apesar de preocupante, essa é uma situação recorrente em nossa condição climática. Ele explica que o clima de Goiás é considerado como sendo um clima tropical quente e semi-úmido, com uma sazonalidade bem marcante, que é um período chuvoso que vai de outubro a abril, alternado a um período de estiagem, de maio a setembro.

“Os sete meses chuvosos concentram cerca de 93% (1.522,8mm) do que chove ao longo de todo o ano (1.633,5mm). Por conseguinte, o período de estiagem representa apenas 7% do acumulado anual de chuvas”, pontua o especialista.

O recorde de estiagem, até o momento, ocorreu no ano de 1961, quando a capital passou por 156 dias sem chuvas, entre os dias 11 de maio e 13 de outubro. Até esta terça-feira, 24, estamos empatados com ano de 2017, e, caso não chova até o fim do mês, Goiânia baterá o recorde de seca dos últimos 50 anos.

Boa notícia

Segundo Diego, a previsão é que chova em nossa região até o final desta semana. “Segundo o modelo COSMO, do INMET, são previstas chuvas na porção Sul do estado de Goiás a partir das 18h do dia 25, alcançando a região de Goiânia ao final do dia 26”.

O especialista reitera que a precipitação é esperada por conta de uma forte massa de ar de origem polar que está se deslocando para o território brasileiro: “Junto à frente fria, se formará o mecanismo de transporte de umidade da região Amazônica, denominado Zona de Convergência do Atlântico Sul, trazendo consigo a tão esperada chuva”.


REDE PLAN aconteceu, virou notícia.


Com informações de: Jornal Opção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s