Patrulhamento a pé feito por policiais estagiando deveria ser permanente | RP

POLÍCIA PRESENTE!

Os Planaltinenses que circulam pela zona central da cidade, notaram o patrulhamento policial feito à pé, patrulhamento ostensivo conhecido como “Cosme & Damião”. A nossa equipe da Rede Plan em parceria com a Brasilinha em Ação, foi às ruas para ver a novidade, e seguiu por mais de 1 quilômetro uma das duplas para acompanhar o trabalho realizado por eles, e registramos duas abordagens apenas naquele curto espaço de tempo.

Conversamos com uma das duplas das imagens da matéria, que patrulhavam o centro, para obter mais informações. Dito que: O patrulhamento está sendo feito por alunos do CFP de Formosa-GO, e estão estagiando aqui em Planaltina Goiás e em Formosa. São cerca de 75 alunos, que após o estágio, serão designados ao trabalho, mas, não se sabe quantos dos 75 virão pra cá. Eles contam que apreenderam ilícitos com as abordagens, e que a a maioria, era feita na praça central.

O patrulhamento está sendo desenvolvido no centro, na feira e nas praças, fazendo visitas ao comércio e abordagens em indivíduos em atitude suspeita, um trabalho proativo a fim de evitar delitos. O patrulhamento das equipes é feita de 08:30h até às 21:30h.

A equipe é dividida, fica um grupo na viatura e um grupo no SPO, que é o patrulhamento a pé. No SPO são seis, e andam de dois em dois.

O PATRULHAMENTO A PÉ DEVERIA SER PERMANENTE!

A presença da dupla deixa a população e os comerciantes com uma sensação de segurança maior, já que a proximidade trás uma facilidade na comunicação, e a prova disso a gente flagrou: uma moradora que passava pela praça Jurandir Camilo Boaventura, ao lado da câmara municipal, avisou para os policiais sobre um suspeito ali perto, e prontamente, a dupla realizou a abordagem e a revista pessoal, à procura de entorpecentes etc.

COMERCIANTES GOSTARAM!

“Eu gostei bastante, aqui passa muitos ‘pebas’ e a gente tem medo. Seria muito bom esse patrulhamento todos os dias. Na hora de fechar o caixa, eles (policiais) estão por aqui, aí a gente fica mais tranquila”, contou Fernanda, dona de uma banca de eletrônicos na feira permanente.

Um vendedor de cachorro-quente pela noite diz: “Eu gostei desse patrulhamento a pé, nunca tinha visto aqui na cidade, e achei uma ótima idéia, para nós que trabalhamos a noite, ver patrulhamento a pé de políciais, conseguimos trabalhar mais tranquilos”, disse.

Algumas pessoas que fazem caminhada a noite na praça central, dizem que se sentem mais seguros. “eu nunca tinha visto polícias fazendo patrulhamento pela praça, eu sempre achei necessário, agora fico mais tranquila em trazer minhas filhas para brincar no parque e saber que tem polícia pelo local“. contou Andréia à nossa equipe.

As opiniões são as mesmas:

“Seria muito bom se tivesse patrulhamento como este por toda a cidade, iria inibir muitos assaltos”

“Parabéns pela iniciativa, quanto mais segurança melhor”

“A Polícia Militar faz um ótimo trabalho na cidade, mas infelizmente são poucos polícias para uma cidade grande como é Planaltina Goiás, e esse trabalho que vem sendo feito por esses futuros polícias seria ótimo para ajudar na segurança.”

PLANALTINA ESTÁ SEMPRE ATRÁS:

Com uma população de quase 150 mil habitantes, a cidade tem um baixo efetivo de policiais militares. Exemplo disso é Formosa, cidade vizinha a Planaltina Goiás e que mesmo tendo uma população menor, sempre é mais contemplada do que Planaltina, cidade que briga para ter uma central de flagrantes e recebe menos recursos. E quando isso vai acabar? Talves a gente aprenda com os Formosenses.

Imagens: Lucas dos Reis – Fotógrafo da Rede Plan e Brasilinha em Ação.
Matéria: Jefferson Xavier- Rede Plan
Colaboração: Brasilinha em Ação.

REDE PLAN aconteceu, virou notícia.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s