Foi realizada uma reunião no Fórum de Planaltina Goiás para falar sobre a Lagoa Formosa.
Foto: divulgação
Foi discutido sobre a abertura de ruas de acesso à Lagoa, a desocupação das áreas públicas e conservação das áreas de preservação permanente (APP). Reuniram-se os representantes do Ministério Público, Ibama, Saneago, Ministério do Meio ambiente, Secretaria Municipal de meio ambiente e Secretaria Municipal de Obras.
Estiveram presentes a Dra. Michele, promotora do Ministério Público; Superintendente Casado, do Ibama; Edson, superintendente do Ministério do Meio Ambiente; José Humberto, da Saneago; Pr° Fernando, da secretaria municipal de obras; Ênio, Engenheiro Ambiental do Ibama; Junior Fontes, Secretário municipal de meio ambiente e Leandro da Saneago.
No ano passado, o IBAMA multou vários chacareiros por captação ilegal de água da Lagoa e invasão de área pública. A ação teve repercussão após a Lagoa chegar a um baixo nível, que segundo o IBAMA, reflexo do desvio de águas das nascentes que abastecem a Lagoa. Em uma reportagem da ‘TV Criativa Brasil’, representantes do IBAMA mostram uma barragem construída no leito da nascente, onde canos desviavam toda a água até uma prolriedade particular, e apenas dois canos de 100mm liberavam a água no seu percurso normal até a Lagoa.