Em Goiás, dez das maiores cidades já têm alta de casos de Covid-19. Planaltina-GO apresenta queda | RP

No Estado de Goiás, pelo menos dez cidades – entre as com mais de 20 mil habitantes, já registram aumento de casos positivos de Covid-19, com transmissão ativa. Ou seja, crescimento do número de pessoas que estão com o vírus e ainda não se recuperaram.

Este aumento já preocupa prefeituras, que temem uma terceira onda da pandemia. Há municípios que já registram reflexo no número de hospitalizados e que já determinaram medidas mais restritivas para tentar conter a circulação do coronavírus. O Dia das Mães está entre os motivos apontados para a contaminação.

Um levantamento por semana, dos dois últimos meses, nos sites e redes sociais das prefeituras das cidades com mais de 20 mil habitantes, que são 61 no total. Dez delas tiveram aumento de casos ativos pelo menos nas duas últimas semanas e/ou curva ascendente ao se montar um gráfico de linha com os dados.

São elas Trindade, Jaraguá, Quirinópolis, Itaberaí, Aragarças, Santa Helena de Goiás, Minaçu, Piracanjuba, Anicuns e a Cidade de Goiás. Outras nove apresentaram queda nos casos ativos nas duas últimas semanas ou curva descendente. São elas Rio Verde, Planaltina, Mineiros, Inhumas, Porangatu, Posse, Goiatuba, São Luís de Montes Belos e Itapaci.

Em 23 cidades há estabilização e/ou não é possível visualizar uma tendência de queda ou crescimento. Já em 18 municípios, não havia publicização de dados que permitissem saber o histórico de casos ativos. Em Aragarças, na divisa com o Mato Grosso, o mês de maio já é considerado o segundo pior da pandemia, segundo o secretário municipal de Saúde, Agne Carmos dos Reis. O pior foi janeiro.

A cidade teve aumentos de casos ativos nas quatro últimas semanas e na semana passada chegou a lotar 100% dos dez leitos para pacientes com Covid-19. No dia 4 de maio, uma terça-feira, o município tinha 67 contaminados. Já na última terça eram 111.

#redeplan • Aconteceu, virou notícia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s