Rios de Planaltina Goiás estão com baixo volume e toda a cidade fica sem água | RP

Moradores de todos os setores de Planaltina Goiás estão vivenciando a falta de água desde o fim de semana. Para a nossa reportagem, a Saneago informou que fez a solicitação de interrupção total do abastecimento devido o baixo volume do rio, e informou que a cidade só voltará a ser abastecida por volta das 23h desta segunda-feira (5).

O motivo, segundo a Saneago, é o baixo nível do Rio Maranhão, que é Rio responsável por todo o abastecimento da cidade. E não é mentira: imagens mostram um riacho quase seco, aqui em Planaltina Goiás. O local da imagem fica no parque ecológico da cidade, onde muitas pessoas tomavam banho, já que era uma espécie de ‘lagoinha’. Assim como este riacho, outros estão ficando assim.

Um dos motivos que leva aos rios ficarem quase secos, é o desvio ilegal de água e irrigação ilegal de plantações que ficam às margens de corregos e riachos que desaguam no Rio Maranhão.

A nossa equipe já mostrou imagens de nascentes que tiveram a água retida em lagos artificiais para serem usadas para irrigação de plantações. Na Lagoa Formosa o IBAMA já multou vários chacareiros e até encontrou barragens construídas no meio de um rio, onde quase 80% da água ficava retida, e apenas 20% seguia seu fluxo nornal. Infelizmente, a parceria com o IBAMA terminou, e não existe uma fiscalização mais expressiva.

O que a Secretaria Municipal de meio ambiente tem a dizer sobre isso? A resposta, a gente vai atrás.


REDE PLAN aconteceu, virou notícia.


Uma consideração sobre “Rios de Planaltina Goiás estão com baixo volume e toda a cidade fica sem água | RP”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s