Recode e Facebook promovem inclusão digital de jovens em Planaltina-GO | RP

Um projeto que tem como objetivo fazer a inclusão social de cerca de 1.000 jovens, entre 15 e 29 anos, em cinco cidades do Brasil, foi lançado pela Recode, em parceria com o Facebook.

Batizado de “Conectando seu Futuro”, a iniciativa vai apresentar tecnologias atuais, como a inteligência artificial, para quem atualmente possui apenas habilidades digitais básicas e vive em situação de vulnerabilidade social.

Os participantes passarão a ter domínio dos programas digitais mais usados atualmente. O programa também promoverá o desenvolvimento individual e ajudará na preparação para a entrada no mercado de trabalho.

“Queremos que os alunos possam aprender as habilidades básicas que os ajudarão a conseguir emprego, assim como aquelas que os ajudarão a buscar por oportunidades de trabalho”, disse a gerente de Políticas Públicas do Facebook, Andrea Leal.

A duração do treinamento completo, que inclui ações com inteligência artificial e realidade aumentada, é de 80 horas por turma. Também será desenvolvido um protótipo de aplicativo com potencial para melhorar a comunidade local.

Segundo Rodrigo Baggio, presidente da Recode, que há 24 anos promove a inclusão e o empoderamento digital, especialmente em bibliotecas públicas, a metodologia da sua organização social busca “estimular o protagonismo, a cidadania e o uso ético e consciente da tecnologia, sempre aplicado à realidade dos jovens”.

O programa será realizado ao longo do ano. Os nomes de cinco das dez cidades já foram divulgados: São Paulo (SP), Canelas (RS), Itapissuma (PE), Planaltina de Goiás (GO) e Macapá (AP). De acordo com os organizadores, são regiões onde o acesso ao conhecimento em tecnologia e desenvolvimento de habilidades digitais é muitas vezes escasso.

Estudantes do Colégio Estadual Complexo 07, em Planaltina Goiás, foram contemplados com o curso “Empodera Facebook”. O Colégio é uma das cinco escolas em todo Brasil que está recebendo o curso do projeto “Empodera Facebook”, promovido pela ONG Recode, que tem como parceiro o Facebook.

Apenas uma escola em cada região do Brasil foi escolhida, e no centro-oeste Planaltina-GO foi a escolhida atendendo uma sugestão do Deputado Federal Delegado Waldir e Delegado Cristiomário.

O projeto também tem parceria com o Governo do Estado, através da Coordenação Regional de Educação, representada pela Professora Lilian Kelly, e do Colégio Estadual Sete Leste, por meio do Diretor Lincon Albuquerque.

Ao final do curso, os alunos terão a certificação pela Microsoft, tendo o curso 80 horas de aulas online presencial, uma duração de cerca de três meses. São ao todo 120 alunos com idades entre 14 e 29 anos que foram contemplados e que já iniciaram o curso. Eles são divididos em seis turmas durante a semana, nos três períodos do dia.

O projeto é realizado na própria escola escola, na sala de informática e online na plataforma da Recode, que é uma ONG que tem mais de 20 anos de história e que já transformou a vida de mais de 1,7 milhão de jovens em 7 países, levando ao conhecimento deles o poder da nova era digital e preparando os jovens para o futuro.

No curso, os estudantes aprenderão sobre oque a tecnologia é capaz de mudar no nosso dia-a-dia e ensiná-los os conceitos básicos da informática, como o uso de ferramentas digitais como Word, Excel e Power Point de forma contextualizada e produtiva como fazer um currículo, uma planilha financeira ou apresentação da sua comunidade.

Fonte: Folha de São Paulo / Coordenação Regional de Educação

REDEPLAN aconteceu, virou notícia.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s